Odin’s Krieger Fest leva lutas medievais aos palcos

​Grupo de Combates Medievais Ordo Draconis Belli (foto: divulgação)​

Grupos apresentam cultura bélica medieval em São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba; evento tem apoio da Vorus Vodka, da Salton

A 10ª edição do Odin’s Krieger reforça o compromisso do festival em ser um dos maiores divulgadores da cultura medieval no Brasil. Em três eventos nesse mês de julho, Belo Horizonte (21, no Music Hall), Curitiba (22, no Jokers Pub) e São Paulo (23, no Tropical Butantã), a banda holandesa Rapalje, referência mundial da música folk, é escalada como principal atração de todas as noites no palco que também dividirá com as lutas medievais promovidas por experientes grupos especializados no assunto, alguns inclusive com fama internacional. O Odin’s Krieger Fest é uma realização da Odin's Krieger Fest é uma realização da OKF Produções com patrocínio da Vorus Vodka.

O grupo HMB (Historical Medieval Battle) é o responsável pela luta em Belo Horizonte, participa do Odin’s Krieger com a divisão Lâminas das Gerais. Em palco, nada de encanações, todas as apresentações do HMB são combates reais entre guerreiros que usam armaduras de verdade, de aço. “São historicamente corretas, bem como as espadas, maças, machados e escudos que utilizamos”, conta Flávio Lopes, um dos integrantes do grupo.

O Lâminas das Gerais deriva do HMB, criado em 2014 como um grupo de reenactment (recriação de histórias) da região escandinava do século 10, e desde 2016 participa de torneios em Minas, São Paulo, Argentina e Espanha. A prática, explica Lopes, é segura e vence o mais apto ao combate. “É um esporte de contato total, em que a confiança e qualidade do equipamento de proteção deve estar em primeiro lugar”.

Em Curitiba, a batalha é responsabilidade do clã Skjaldborg, que divulga o Combate Viking desde 2013. “Transformamos a corrente cultura que envolvia as lutas nórdicas em uma arte marcial”, conta Rafael Brazoloto, um dos seis membros da diretoria fixa. Com ordem pedagógica de técnicas e sistema próprio de graduação, a arte do clã é inspirada nos guerreiros vikings.

No Combate Viking, todos os movimentos são previamente combinados, revela Brazoloto.  “A luta se desenrola livremente trabalhando as técnicas de combate no improviso. No caso de haver a necessidade de algo mais artístico, daí sim fazemos apenas uma finalização encenada, com a ‘morte’ de alguém”. As armas utilizadas pelo Skjaldborg são todas de aço, a maior parte dos equipamentos sao de produção própria.

Para o último dia do Odin’s Krieger, em São Paulo, o grupo de combates medievais Ordo Draconis Belli, formado por guerreiros e escudeiros, apresentarão a cultura medieval e o esporte da luta de armadura (Combate Medieval de Armadura). Formado em 2011, o grupo levará ao palco vikings, teutônicos do século 8, eslavos, rus, cavaleiros do século 15 e promete novidades especiais para o evento.

Os membros podem escolher qualquer povo da história entre os séculos 8 e 15 que habitaram a Europa ou que tiveram contato direto e frequente com a continente europeu”, destaca um dos membros, Guilherme Dantas. As apresentações são constantes em diversos estados brasileiros, que inclui feiras culturais, eventos beneficentes, escolas, entre outros.

Com armas e armaduras feitas de materiais equivalentes aos usados na época, tais como aço, couro e madeira, os combates da Ordo Draconis Belli se adequam de acordo com a necessidade de cada evento. “Normalmente lutamos sem uma coreografia determinada. Executamos desde simples lutas de um contra um até lutas em grupos, onde vários membros se encontram no campo. Em alguns casos fazemos lutas temáticas em que contamos uma história, como um funeral de um Rei, uma disputa entre campeões ou cenas mitológicas”, conta Dantas.


SERVIÇOS:

BELO HORIZONTE:
Evento: https://www.facebook.c om/events/170804413434737/
Data: 21/07 (sexta-feira),  às 19 horas
Local: Music Hall (avenida do Contorno, 3239 - Santa Efigênia)
Bandas: Rapalje (Holanda) - Terra Celta - Hagbard - Galwem
Lutas nórdicas, hidromel, exposição e vendas de produtos medievais e muito mais!
Vendas: https://ticketbrasil.c om.br/festa/4877-odinskriegerf est2017-belohorizonte-mg/

CURITIBA
Evento: https://www.facebook.c om/events/270496280058908/
Data: 22/07 (sábado), das 18 às 2 horas
Local: Jokers PUB (rua São Francisco, 164 - Centro)
Bandas: Rapalje (Holanda) - Tuatha de Danann - Hugin Munin - Mandala Folk
Lutas nórdicas, hidromel, exposição e vendas de produtos medievais e muito mais!
Vendas: https://ticketbrasil.c om.br/festa/4876-odinskriegerf est2017-curitiba-pr/

SÃO PAULO
Evento: https://www.facebook.c om/events/152874945233868/
Data: 23/07 (domingo), das 14 às 23 horas
Local: Tropical Butantã (avenida Valdemar Ferreira, 93 - Ao lado do metro Butantã)
Bandas: Rapalje (Holanda) - Tuatha de Danann - Hugin Munin - Confraria da Costa - Hagbard
Lutas nórdicas, hidromel, exposição e vendas de produtos medievais e muito mais!
Vendas: https://ticketbrasil.c om.br/festa/4878-odinskriegerf est2017-saopaulo-sp/

FonteTedesco Comunicação & Mídia

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.